Lévinas en Russie : une philosophie inattendue, dérangeante, incontournable

Disponibilizamos abaixo o link para um texto em francês de Anna Yampolskaya publicado no site do Institut d’études lévinassiennes sobre a recepção russa do pensamento de Levinas. O texto adota uma visão histórica para apresentar o contato da cultura russa com a filosofia ocidental e toma como ponto inicial para contextualizar a recepção da obra levinasiana o começo do século XIX em que um grupo de jovens autodenominados lubomudry, ou “os amantes da sabedoria”, deram origem aos slavophiles – grupo inspirado pela filosofia de Hegel e Schelling – e aos zapadniki – também hegelianos, mas influenciados pelos ideais subversivos de liberdade política e justiça social. Após serem censurados pelo governo russo, é apenas com o fim da era soviética que as traduções das principais obras filosóficas do século XX e as reedições dos trabalhos de autores russos retornaram às estantes das livrarias, sendo reconquistada a liberdade para estudar os autores europeus sem a obrigação de disfarçá-los com algum tipo de crítica marxista da filosofia burguesa.

Montado esse panorama, Yampolskaya transita pela recepção pós-soviética de Levinas, passando pelas traduções iniciadas com o artigo “Determinações da ideia filosófica de cultura” em 1990; pelas interpretações de estudiosos como Tatyana Shchyttsova, Irina Poleschuk, Larissa Sokolova e Igor Zaitsev; e pela recepção de Levinas no âmbito acadêmico russo.

Trata-se de um texto que vale a pena ser lido para conhecermos um pouco mais sobre a recepção e a repercussão do pensamento levinasiano para além dos contextos europeu e norte americano.

Para acessá-lo na íntegra, basta clicar aqui e fazer uma boa leitura!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s