Novo livro sobre Levinas e Spinoza: “Out of control”, de Richard Cohen

Depois do 51w4tpnq7yl-_sx329_bo1204203200_fim da religiosidade supersticiosa, qual será o significado do mundo? Spinoza responde que seja a verdade. Já para Levinas é a bondade. Ciência versus ética. Em “Out of Control”, Richard A. Cohen traz este debate para a vida, apresentando uma exposição sobre Levinas e Espinosa e o confronto entre suas visões sobre ética, política ciência e religião.

Espinosa é o controle, a inexorável defensiva lógica da racionaldiade administrativa, na qual a liberdade é equipara à necessidade. Levinas é o caminho para fora: transcendência não de Deus, mas do outro humano experimentada como obrigação moral. Aliviar o sofrimento dos outros: nada é mais importante! Espinosa aposta todas as coisas numa verdade matemática, descartando o resto como ignorância e ilusão. Para Levinas, nada supera as prioridades da moralidade e justiça, para criar um mundo no qual os humanos possam ser humanos e não números ou consumidores, burros de carga ou robôs.

Situando estes dois pensadores no contexto atual, Out of control responde ao medo da desumanização num mundo achatado pela aliança do positivismo com a plutocracia. Ele oferece uma alternativa ética não ideológica, um caminho para fora e para cima, na notabilidade do ser humano que ajuda o outro e na solidariedade que move da moralidade à justiça.

Para adquirir o livro, acesse a página na Amazon: https://www.amazon.com/Out-Control-Confrontations-Between-Contemporary/dp/1438461097

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s