III Seminário Levinas inicia na próxima quinta e atrai pesquisadores de todo o país

Na próxima quinta-feira, 26, inicia-se em Belo Horizonte o III Seminário Internacional Emmanuel Levinas. O objetivo do evento é reunir os pesquisadores do pensamento levinasiano para momentos de discussão, palestras e compartilhamento de experiências. Dos quase 200 inscritos existem representantes de todas as regiões do país, de norte a sul, além de outros vindos de países da América Latina, como a Venezuela, e da Europa.

O evento contará com a presença de conferencistas internacionais e nacionais, como é o caso dos professores Gérard Bensussan, da Universidade de Estrasburgo, e Ricardo Timm de Souza, da PUC RS. Ambos são pensadores de renome, cujas publicações são conhecidas dos estudiosos de Levinas. Para os organizadores do evento, a participação de professores tarimbados confirma o percurso feito até o momento e incentiva a produção acadêmica em torno de Levinas.

Encontro acontece 10 anos após último seminário

A ideia de se fazer um Seminário Internacional vem de uma série de eventos acontecidos desde 2002, quando os levinasianos se reuniram em São Paulo para um encontro do GT Levinas durante o X Encontro ANPOF. Desde então, seguiram-se duas edições do Seminário, uma em 2006 e outra em 2007 na Universidade de Caxias do Sul e no IFIBE, respectivamente. De 2007 até 2017 não houve nenhuma edição do evento e a reunião dos levinasianos ficou circunscrita ao encontro bienal da ANPOF. Em 2016, durante o XVII Encontro da ANPOF em Aracaju/SE, o GT se reuniu para eleger nova coordenação e o prof. Nilo Ribeiro Junior, ao tonrar-se coordenador nacional do GT Levinas, decide fazer o Seminário Internacional em Belo Horizonte retomando a tradição de encontros a cada dois anos.

Para saber mais sobre o evento acesse http://www.faje.edu.br/seminariolevinas

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s